Skip to main content
Versos na Palavra

Versos na Palavra

By Samuel Garcia

Versos na Palavra é um Podcast de Teopoética. É uma tentativa importante de articulação entre Teologia e Literatura. Queremos levar a Palavra de Deus por meios de recursos literários diversos. Eu sou o padre Samuel Garcia e vou te acompanhar nesta proposta.
Available on
Google Podcasts Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

Especial de Natal 2021

Versos na PalavraDec 23, 2021

00:00
08:35
Especial de Natal 2021

Especial de Natal 2021

Querido ouvinte do Versos na Palavra, seja bem-vindo ao episódio especial de Natal. Versos na Palavra é um projeto que busca uma aproximação entre Teologia e Literatura. É um meio expressivo para dizer sobre Deus por meio de Versos. É uma tentativa de articular e aproximar Teologia e Literatura. Muito tempo que a gente não se comunica por aqui e é uma satisfação neste Natal trazer para você ouvinte uma Reflexão de Natal. Neste episódio único partilho com você o poema atribuído a Cora Coralina Poesia de Natal e um texto bíblico iluminador Mt 2, 1-12. Escute e compartilhe!
Dec 23, 202108:35
Rótulos são para coisas, não pessoas...

Rótulos são para coisas, não pessoas...

Neste episódio, quero falar de rótulos. Como são perigosos quando rotulamos determinadas pessoas na nossa convivência pessoal. O bulling é muito presente nas nossas relações. Não é algo incomum nas direções espirituais traumas ou fraturas emocionais ocasionadas por alguém que rotulou o próximo com um apelido nada bom, ou apelidos pejorativos. Para elucidar nossa proposta, reflito o poema de Ivan Oliveira Franco, Bullyng, que revela o destino pesado de alguém que guarda sofrimentos devido ocasiões de bullyng e o texto iluminador deste episódio está em Mc 6, 1-6.
Feb 10, 202119:20
Eu, etiqueta...

Eu, etiqueta...

Neste episódio vamos conversar um pouco sobre o consumismo. Falo aqui do consumo exacerbado que deteriora o comportamento humano frente a construção da personalidade. O poder de certas marcas é impressionante na nossa vida. Por exemplo, se uso determinado roupa, sou chique ou na moda, pena que o inverso é trágico. Se não uso, sou cafona. Afinal, o que de fato importa para o amadurecimento espiritual, ou ainda, integral da pessoa humana? Quais rótulos te marcam até hoje negativamente? Porque é tão difícil eliminar do nosso Self certos atributos pessoais que os outros nos impõe? Não podemos deixar que os rótulos nos impeçam de prosseguir a caminhada rumo ao céu. O poema "eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade será nosso ponto de partida e o texto bíblico da carta de São Paulo a Timóteo, 1Tm 6,7-8, será o ponto de chegada nas reflexões deste episódio.
Feb 03, 202113:37
A Vida

A Vida

Versos na Palavra, neste oitavo episódio, coloca em evidência “a vida” e arte da reinvenção à luz da poesia de Cecília Meireles. “Diga lá meu irmão o que é a vida. A vida é bonita, é bonita e é bonita”, dizia Gonzaguinha. É bonita para aqueles que são capazes de serem artesãos de si mesmos: reinvenção. Reinventar é arte teopoética. A vida deixa marcas no vivente. Marcas profundas e apaixonantes. Recordar é viver. Recordar o amor que recebeu. Recordar o amor que deixou de receber. Todavia, não é trazer uma versão sua do passado para o presente, mas no presente, amadurecer e transformar-se no melhor de si: com traumas e alegrias, com fracassos e vitórias. Não é possível colocar numa caixinha a dor e jogá-la fora. A experiência da dor é maturidade
Jan 27, 202113:18
Beleza e bondade

Beleza e bondade

Saudações! Queremos refletir neste episódio sobre a beleza e a bondade. Nossos atos, atitudes diversas, podem revelar a beleza e a bondade que habitam em nós. O nosso interior é o que de mais precioso possuímos. E se perguntasse: o quão belo você é? o quão bom você é? É possível separar essas duas qualidades? A beleza e a bondade dependem muito do modo com que olhamos os acontecimentos. Na poesia marcante de Olavo Bilac encontra-se um elemento fundamental: o amadurecimento, porém este só vem com o tempo,  "as velhas árvores". Escute, comente e compartilhe este Podcast. 

Jan 20, 202110:21
O Amor

O Amor

Quero refletir neste episódio o amor humano e o amor divino. As duas facetas do amor. Como você ama e como gostaria de ser amado? Espera ser amado do mesmo jeito que você ama? A tão famosa reciprocidade no amor. Quais feridas precisam ser cicatrizadas quando falamos de um amor mal vivido. O tema em questão busca luzes na poesia ilustre de Mirthes Mathias, Amor é síntese. Síntese de corações amadurecidos e que se deixam amar. Ainda teremos, para nos ajudar a olhar as facetas do amor, um texto bíblico paulino, acima de tudo o amor.
Jan 13, 202108:58
Felicidade...

Felicidade...

A vida sem poesia é muito sem graça. Quero embarcar com você hoje nas ondas do mar da Felicidade. Ora e outra ameaçada por tsunamis, furacões. Quando o mar da felicidade está bravio tendemos a desanimar, a perder as estribeiras. Felicidade foi se embora... Não, não. Acredito que a felicidade existe em tudo o que fizermos. Pensando bem, como é bom ser feliz e conviver com pessoas saudavelmente felizes. A felicidade é um estágio harmonioso que se conquista todos os dias. Felicidade foi se embora... nem pensemos nisso. Temos que vislumbrar a felicidade a cada etapa vivida. O tema em questão será abordado de forma sutil e sem a intenção de definir o que chamamos de felicidade. A primeira carta a ser jogada na mesa é nada mais nada menos que um poema apaixonante de Clarisse Lispector: Momentos da vida, aprofundado pela visão lucana das bem-aventuranças.
Dec 16, 202011:37
A escuta

A escuta

O tema em questão, a escuta, será abordado a partir de uma entrevista com meu amigo Padre Ademilson Tadeu Quirino. Ele é professor, formado em Filosofia e Teologia. Fez especialização em Comunicação Social e em Liturgia, Mestrado em Teologia Cristã (PUC-SP) e Doutorando em Teologia pela PUC Rio. Escute e compartilhe este episódio.
Dec 09, 202023:38
Laços afetivos

Laços afetivos

Neste terceiro episódio da segunda temporada convido você a meditar sobre os laços afetivos. Sentir afeto e dar afeto são capacidades humanas de cuidado que curam, sustentam a caminhada e fortalece os vínculos internos. Já conviveu com pessoas frias? Um coração gelado, sem sentimentos, não existe de fato. Se há um coração gelado é sinal de que alguém o colocou na geladeira, ou seja, uma ferida precisa ser tocada para ser curada. E a notícia boa é que podemos mudar essa faceta do eu profundo, cuidando e cicatrizando as dores e os sofrimentos com novos laços afetivos. E o primeiro laço a ser resgatado deve ser com Deus. Em Oseias 2, 16 Deus diz assim ao povo de Israel: “Eis que vou seduzir a minha amada e levá-la de novo para o deserto, onde lhe falarei do meu amor”. Na esteira desta caminhada nupcial propomos para reflexão o poema belíssimo de Clarice Lispector: urgências.
Dec 02, 202010:29
Ansiedade - Parte 2

Ansiedade - Parte 2

Prezado ouvinte do Versos na Palavra, seja bem-vindo ao segundo episódio da segunda temporada. Vamos escutar a segunda parte da entrevista com a psicóloga Anisiane Ribeiro sobre ansiedade. Curta e compartilhe este episódio.
Nov 25, 202013:00
Ansiedade - Parte 1

Ansiedade - Parte 1

Prezado ouvinte do Versos na Palavra, seja bem-vindo ao primeiro episódio da segunda temporada. Vamos refletir sobre a ansiedade a partir de uma entrevista amigável com a psicóloga Anisiane Ribeiro. Ansiedade é lugar de prontidão; é uma alerta importantíssima do corpo para que façamos alguma coisa. A partir de uma ótica construtiva, a entrevistada explana com clareza e objetividade este assunto tão em voga na sociedade atual. Afinal, quem nunca teve ou tem ansiedade? Curta e compartilhe este episódio. Abraço fraterno.
Nov 18, 202025:11
O valor do Silêncio

O valor do Silêncio

Neste episódio final quero refletir com você o valor do silêncio. Se a Palavra é o meio de expressão por excelência dos homens, o silêncio também o é. É uma via de mão dupla. Não podemos ultrapassar os limites de um e outro. O silêncio prepara para escutar a Palavra, quer seja dos homens, quer seja de Deus. O silêncio que falo aqui não é aquele silêncio perturbador, medroso, ou ainda, que ignora o interlocutor, mas o silêncio da atenção, do diálogo, do amor, da paz, da calmaria, da brisa suave que nos conduz a travessia dos tempos revoltos da vida.... Silêncio que dá sentido as palavras escutadas e guardadas no coração.

Sep 09, 202016:23
A força da amizade: com Deus e com o próximo

A força da amizade: com Deus e com o próximo

Ter uma relação amigável com o Senhor de nossa vida leva-nos a uma amizade segura com os irmãos. A força de uma amizade é importante para construir caminhos. E quando são tementes a Deus, estes caminhos se tornam ainda mais seguros, onde você pode ver horizontes novos. Todavia, mesmo em relações de amizade, quando quebradas, produz feridas, e estas necessitam ser curadas. 

Escute e compartilhe. 

Sep 02, 202014:25
Medos

Medos

Querido ouvinte, seja bem-vindo a mais um episódio do Versos na Palavra. A prosa comigo hoje é sobre os medos. Por que temos medo de tantas coisas? O medo é em si negativo? O medo pode me ajudar de alguma maneira? Para uma espiritualidade amadurecida é preciso aprender a lidar com eles, caso contrário, estaciona-se. Ficar estático é a pior expressão do medo. Se não levarmos em conta nossos medos, pulamos no precipício. Não é feio e ruim ter medo, todavia, não podem destruir o caminhar. Eles nunca devem definir nossas escolhas. Exemplifico: Não farei aquela mudança, pois tenho medo de não dá certo. Não perdoo fulano de tal pois tenho medo de acontecer de novo. É muito comum um medo determinar novas escolhas. O tema será abordado a partir de um lindo poema de Braúlio Bessa e do texto de Isaías 41,10.
Aug 26, 202016:07
Jesus na poesia de Adélia Prado

Jesus na poesia de Adélia Prado

Bem-vindo ouvinte a mais um episódio do Versos na Palavra. Hoje quero falar sobre Jesus na poesia de Adélia Prado. A experiência poética da mineira Adélia Prado é sublime, é graça, é teopoética. Falar de Jesus na poética pradiana é falar de uma experiência mística e Crística. Ela tem uma relação pessoal, desafiadora, misericordiosa com Jesus. Ele está sempre com ela. Ela passa de uma experiência de um Deus que a condena para um Deus que a ama e a perdoa. Ele não é um Deus carrasco. Nada afasta ela de Jesus. Tem isso cravado na Alma. Em sua poesia encontramos traços místicos de uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus: o filho amado de Deus. Nossa exposição será iluminada pelo texto de São João 14,23. Amar Jesus é guardar a sua Palavra.
Aug 19, 202015:59
A renúncia

A renúncia

Saudações fraternas a você ouvinte do Versos na Palavra. Neste episódio vamos conversar sobre renúncia. O que é isso que Jesus pede nos evangelhos aos seus seguidores? A força desta palavra nos faz refletir sobre nossas próprias renúncias, quer seja no nível pessoa, quer seja no nível comunitário. O que você já renunciou na vida? No ambiente familiar, nossos pais, provavelmente deixaram muitas coisas pelos filhos. Já se parou para perguntar, quais eram os planos de seus pais? E qual era o plano de Deus para sua vida? Talvez até já disse: na minha vida nada da certo. São questões existenciais que revelam o ser faltado que somos. Todavia, renunciar no sentido bíblico é muito além disso. É mais central ainda. Renúncia gera vida. Renunciar nem sempre tem a ver com negação, desprezo, ausência de alguma coisa. Renunciar é parar de seguir instintos e desejos e escutar o chamado de Deus na sua história. É sair de si, sair do seu próprio querer-fazer, puro egoísmo, e viver a alteridade, isto é, o querer de Deus.
Aug 12, 202016:12
A Oração Cristã

A Oração Cristã

Estimado ouvinte do Versos na Palavra. Muito bem-vindo a este espaço de descoberta de sentido e de espiritualidade cristã. Nesta altura sabemos que todos somos poetizados por Deus. Somos poesia Dele, à semelhança de Jesus, o Poeta do amor misericordioso. O coração se enche de alegria neste episódio. Estamos na metade da primeira temporada, quinto episódio.
Colocaremos, hoje, uma lente de aumento no papel essencial da oração cristã e como podemos na prática rezar com poesias. Na nossa página no facebook você poderá baixar um modelo explicativo para esta prática. É bom ressaltar que é bem subjetivo essa experiência. Avalie se fará diferença para sua relação pessoal com Jesus. O poema “na origem” de Benjamim Gonzales Buelta será abordado nesta perspectiva oracional, iluminado pelo texto de São João 17, 24-26. É a oração sacerdotal de Jesus. Ele rezou pelos discípulos, rezou por mim, rezou por você.
Escute, reflita e compartilhe!
Desde já, obrigado, e seja bem-vindo, ao quinto episódio do Versos na Palavra!
Aug 05, 202020:05
Eucaristizados e humanizados

Eucaristizados e humanizados

Neste episódio quero refletir com você sobre o mais sublime sacramento, o Santo Sacrifício eucarístico: a Eucaristia. Em uma frase sintetizo os episódios anteriores: Nossa relação com o tempo e a mudança pessoal só é possível à luz da fé e da eucaristia. Construir nova identidade exige a imersão neste dinamismo. Vida – novo self – olhar eucarístizado-humanizado. A eucaristia nos humaniza. É isso que vamos refletir neste quarto episódio da série. Por meio de uma viagem serena no tempo, não aos moldes de Outlander, para quem conhece a série, desceremos no XIII século para escutar São Tomás de Aquino numa festa de Corpus Christi e no século XIX, o poema esplêndido de Santa Teresa de Lisieux, a bolinha do menino Jesus e ainda uma fantástica reflexão de Etty Hillesum, em meados do século XX.
Escute, reflita e compartilhe!
Desde já, obrigado, e seja bem-vindo, ao quarto episódio do Versos na Palavra!
Jul 29, 202018:15
A luz da fé

A luz da fé

Neste episódio, colocaremos em relevo a fé. Se você não ouviu ainda o episódio anterior, falamos sobre o tempo. A fé se manifesta no tempo. Deus entrou no tempo (no mundo) e se fez Palavra. “A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome”. (Jo 1,10-12). Então, a fé é uma resposta de amor ao convite de Deus de se fazer comunhão com Ele. É uma resposta concreta a um amor concreto. Meu Senhor e Meu Deus é a profissão de Tomé ao ver as marcas do Ressuscitado. Quando os discípulos são questionados a dizerem quem é Jesus, Pedro responde com uma profissão de fé: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Estes são exemplos de respostas de amor ao nosso Deus escritos nos Evangelhos. Nas primeiras comunidades e ao longo da história da Igreja inúmeras outras aconteceram. Neste episódio, vamos conhecer o “credo de Teresa”. Uma carmelita ousada e corajosa que viveu em pleno Renascimento, 1515-1582.
Jul 22, 202018:04
O tempo e a mudança pessoal

O tempo e a mudança pessoal

Neste episódio quero refletir com você sobre a nossa relação com o tempo, mais precisamente com o nosso passado. Colocarei o tema em questão a partir do texto de Eclesiastes 3,1ss. e do poema Retrato de Cecília Meirelles. Dois textos que retratam com coragem e sabedoria as nossas complicações existenciais com a fantástica aventura de " virar a ampulheta".
Ora, quem nunca parou diante de um espelho e se perguntou que tipo de pessoa está se tornando. Quem sou eu? Qual retrato eu vejo de mim mesmo? Será que não está repetindo meu passado? Será que eu não estou repetindo meus limites e erros, mesmo que por um amor descabido? Será que eu apostei em projetos que eu mesmo não acreditei? Dei prioridade a Deus em minha vida? Embarque mais uma vez nesta aventura de escuta!
Escute, reflita e compartilhe!
Desde já, obrigado, e seja bem-vindo, ao segundo episódio do Versos na Palavra!
Jul 15, 202012:16
Piloto

Piloto

Neste episódio apresento a você o Podcast Versos na Palavra. Queremos levar a Palavra de Deus por meios de recursos literários diversos. Eu sou o padre Samuel Garcia e vou te acompanhar nesta proposta. Eu fui ordenado padre no dia 23 de setembro de 2018, em Entre Folhas/MG. Atualmente exerço o ministério presbiteral na Paróquia São Sebastião de Inhapim. Neste primeiro episódio quero contar brevemente como surgiu o Versos na Palavra e apresentar melhor este projeto de evangelização. Versos na Palavra é uma tentativa de articular e aproximar Teologia e Literatura. Chamamos essa preciosa aproximação de Teopoética. Embarque comigo nesta aventura de oração e vida. Escute, compartilhe e envie-me comentários. Fique ligado, espero você nesta primeira temporada.
Jul 08, 202008:09